MÉTODO CANGURU AUXILIA A RECUPERAÇÃO DE BEBÊS PREMATUROS

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

MÉTODO CANGURU AUXILIA A RECUPERAÇÃO DE BEBÊS PREMATUROS

João Miguel nasceu no dia 23 de outubro, com apenas 31 semanas de gestação e pesando 1,5 kg. Ele ficou internado durante 16 dias na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital Dom Orione. Agora fica em período integral com a mãe, Marina Oliveira Prado, para se recuperar e ganhar peso.

Casos como esse são comuns. Cerca de 70% dos bebês internados na UTI Neonatal do Dom Orione, são em função da prematuridade – nascidos com menos de 37 semanas de gestação. Além do tratamento intensivo, o Hospital promove o Método Canguru – Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso, a fim de proporcionar uma recuperação mais rápida para o bebê.

A enfermeira e coordenadora da Unidade Neonatal no Hospital Dom Orione, Sônia Garcia, explica que o Canguru é uma abordagem humanizada e segura. “Ele promove o contato pele a pele entre a mãe/pai e o bebê, de forma gradual e progressiva. Isso favorece o vínculo afetivo, proporciona estabilidade térmica e estimula à amamentação e o desenvolvimento do bebê”, explicou.

Também chamado de “Mãe Canguru”, o método se assemelha à forma com que os marsupiais carregam seus filhotes. Por isso recebe essa a denominação. “No Método Canguru, o recém-nascido fica na posição vertical, contra o peito do pai ou da mãe”, explicou a coordenadora.

O Método Canguru traz uma série de benefícios para o bebê, como o menor tempo de internação, a estimulação sensorial positiva e a redução das taxas de infecções hospitalares. “Proporciona também o controle e alívio de dores, a diminuição do choro, e de apneia, que são aquelas paradas respiratórias durante o sono”, completou Sônia.

Quando o bebê recebe alta, é acompanhado semanalmente pelos pediatras da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo). A enfermeira Sônia explica que os bebês recebem esse acompanhamento até atingirem o peso de 2,5 kg.

Por Rodrigo Martins / Agência Direction
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×