METAS PROFISSIONAIS E PESSOAIS SÃO O CAMINHO PARA CUMPRIR AS FAMOSAS PROMESSAS DE FIM DE ANO

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Girls jump to the New Year 2018 at sunset.

Imagem: www.astrocentro.com.br

Muito além das ceias, amigos-secretos e confraternizações do trabalho, uma tradição individual persiste todo fim de ano: as promessas para os próximos 365 dias. Desde metas ambiciosas, como comprar um carro ou uma casa, até as mais simples, como a famosa “dieta”, estudar mais, fazer mais exercícios ou entrar para a faculdade, muita gente faz questão de renovar as esperanças e planejar um futuro mais promissor.

Meta e planejamento

Rodrigo Faria - Master Coach

Foto: Arquivo Pessoal

E estes “sucessos” tão desejados e esperados por todos podem ter um caminho mais simples do que muitos imaginam. Duas palavras-chave nos ajudam a entender melhor essa dinâmica: meta e planejamento. Quem tem metas sabe onde quer chegar e quem faz o planejamento sabe por qual caminho ir. Essa é a dica valiosa do Master Coach Rodrigo Faria. Segundo ele, o principal dilema com relação aos sonhos das pessoas é o de que elas não têm clareza com relação ao próprio sonho e tampouco com as metas a serem alcançadas.

“Existe um ditado que diz que, quem não sabe aonde quer chegar, percorre qualquer caminho que, na maioria das vezes, não leva a nenhum resultado satisfatório”, explica Rodrigo. Sem metas e planejamento fica muito difícil conquistar o sucesso profissional e pessoal, e isso acaba gerando frustrações profundas no indivíduo. “A partir do momento que a pessoa tem clareza daquilo que quer e trabalha uma metodologia para alcançar essa meta, ele está muito mais perto da felicidade e da realização pessoal e profissional”, ressalta o Master Coaching.

Cuide de suas “saúdes”

Para estabelecer as metas profissionais e pessoais é preciso considerar alguns quesitos que o Rodrigo chama de “saúdes”: saúde financeira, saúde física, saúde pessoal, saúde profissional, saúde intelectual, saúde familiar e saúde espiritual, por exemplo. “É importante dizer que essas ‘saúdes’ conversam entre si e, portanto, estão correlacionadas. Assim, se eu tenho uma saúde financeira, eu tenho mais condições de ter uma saúde intelectual”, considera Rodrigo.

Depois de estabelecer as metas é preciso ter visão – a clareza para as metas e a visão para o planejamento, ou seja, o caminho a ser percorrido. “Quando eu quero comprar um carro e não tenho dinheiro para pagar à vista, ou mesmo dar uma entrada parcelada, eu preciso estabelecer um caminho e um espaço de tempo para juntar uma quantia e enfim obter meu carro. Além disso, dentro desta dinâmica, também posso estabelecer micro metas para alcançar minha meta maior que é o carro, com um planejamento metodológico satisfatório”, ressalta Faria.

Não desista

E como avaliar se houve sucesso nas metas de 2017?  O sucesso é a concretização das metas e do planejamento. Quando há uma conclusão com êxito, é extremamente reforçador para que se volte a planejar novas metas. Mas mesmo que não tenha tido um final esperado, a aprendizagem e um replanejamento também são ganhos essenciais para qualquer indivíduo que deseja refazer as metas e o planejamento para o ano que vem chegando.

Singular Comunicação

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×