SETAS ORIENTA CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SOBRE AÇÕES PARA 2018

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

SETAS ORIENTA CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SOBRE AÇÕES PARA 2018

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio da Proteção Social Básica (PSB), iniciou na manhã desta segunda-feira, 11, uma reunião técnica voltada para os coordenadores e técnicos dos CRAS dos 139 municípios tocantinenses. O encontro acontece até a próxima sexta-feira, 15, das 8h às 18h, no auditório da Caixa Econômica Federal, em Palmas.

Para a capacitação, mais de 270 profissionais de referência de todo o Estado serão divididos em cinco turmas e receberão orientações que contemplam a elaboração do Plano de Ação do CRAS para 2018, a execução dos serviços do CRAS, a Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entre outros assuntos.

Mariana Miranda

Mariana Miranda é uma das participantes da capacitação e atua como coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município de Pindorama do Tocantins, a 215 km de Palmas. Além dela, profissionais de outros 26 municípios participam da capacitação nesta segunda-feira.

“Estamos tendo a oportunidade de conhecer passo a passo o Plano de Ação do CRAS e saber como fazer para que ele seja elaborado da melhor forma em nosso município. Ao retornarmos a nossa cidade, multiplicaremos o que aprendemos e traçaremos o planejamento das nossas ações conforme o plano padrão estabelece. Com certeza, nosso trabalho será mais eficaz dentro do CRAS”.

Segundo a gerente da Proteção Social Básica da Setas, Rosilene Marques, a capacitação faz parte do papel da pasta em prestar assessoria técnica aos serviços de assistência social no Estado. “Nosso objetivo ao realizar a capacitação técnica das equipes dos CRAS é melhorar a qualidade e eficácia dos serviços socioassistenciais que hoje são oferecidos à nossa população”, explica.

CRAS

O Tocantins possui CRAS nos 139 municípios em todo o estado. Os CRAS são considerados a porta de entrada para o Sistema Único da Assistência Social (SUAS). São estes locais que propiciam o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio de serviços de proteção básica.

Adriana Grigolo / Governo do Tocantins; Fotos: Adriana Grigolo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×